Como prevenir: Usar camisinha para evitar a exposição e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); Lembrar que a multiplicidade de parceiros aumenta o risco de câncer de colo do útero; Aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras e diminuir a quantidade de gordura da alimentação; Não fumar.
Como descobrir: Todas as mulheres que iniciaram atividades sexual devem fazer o exame preventivo a cada ano, especialmente aquelas que tem entre 25 e 59 anos; Marque uma consulta médica no Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou procure a Rede Feminina de Combate ao Câncer de sua região.
Principais sinais: Não existem sintomas na fase inicial e por isso o exame preventivo deve ser feito periodicamente mesmo pelas mulheres que não sentem nada. Se você tem algum dos sintomas abaixo, procure uma avaliação médica; Sangramento vaginal fora do período menstrual, principalmente após a relação sexual; Dor na relação sexual; Corrimento vaginal fétido ou com sangue.
O câncer de colo uterino tem cura? O câncer do Colo Uterino é um dos tumores mais frequentes na mulher brasileira. Fazer um diagnóstico precoce através do exame citopatológico facilita a cura. Em estado avançado o câncer não tem cura e mata.
O que é exame preventivo? Consiste na retirada de uma pequena quantidade de secreções do colo do útero para exame de laboratório. A mulher não deve ter relação sexual e nem usar ducha ou medicamentos vaginais nas últimas 48 horas antes do exame; Também não pode estar menstruada (em época de regras); O resultado do exame não sai na hora e a mulher precisa voltar para pegar o resultado e saber se precisa de tratamento.