Entidade

Histórico

Histórico

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó-SC, é uma entidade filantrópica fundada em 28 de agosto de 1982, por iniciativa da Senhora Ligia Sperandio, que trouxe a idéia de Florianópolis, onde na época já funcionava uma entidade.

A unidade de Chapecó foi estruturada pelo Clube da Fraternidade (grupo de senhoras que prestava assistência a pessoas carentes), desempenhando suas atividades inicialmente na Rua Nereu Ramos, 3715 próxima ao atual terminal urbano municipal, em espaço cedido pelo estado, onde permaneceu por mais de 13 anos.

Na época já eram realizados em média 300 exames mensais, e com os primeiros casos positivos detectados e encaminhados para tratamento, aliado a constantes campanhas de divulgação e conscientização, estes números tiveram um aumento expressivo, passando em 2012 para média aproximada de 850 exames/mês.

Desde 1995, a Rede Feminina de Combate ao Câncer funciona em sede própria, construída com recursos advindos de doações de entidades empresariais e da comunidade chapecoense, oferecendo ao publico 370m² de área construída, onde dispõe de um amplo e bem equipado ambulatório, laboratório, salas de palestras e recreação além de dependências de apoio, atendendo das 8:00 as 11:30hrs e das 13:00 as 16:30hrs de segunda á sexta feira. para coleta e outros atendimentos da segunda a sexta das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00hrs .

O principal trabalho desenvolvido pela Rede Feminina destina-se a realizar exames ginecológicos de diagnostico do câncer do colo uterino e da mama e também a orientar as mulheres de modo geral sobre os cuidados que devem ter com sua saúde, quer seja na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis ou na busca de tratamento adequado quando necessário.

Em 1999 foi criado o Grupo Provim (Programa Viver Melhor), grupo de apoio a mulheres mastectomizadas, que atende atualmente 40 mulheres que sofreram remoção da mama, oferecendo-lhes, além do espaço físico para os encontros, profissionais de apoio (enfermeira, fisioterapeutas, psicólogas, etc) que atuam através de palestras educativas, terapias, e acompanhamento psicológicos e médico.

Em 2004, firmou parceria com o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Saúde, para o repasse de próteses externas de mama as mulheres mastectomizadas, no qual a Rede Feminina de Chapecó tem atuado como centro de referência para a distribuição das mesmas a todas as mulheres que as necessitarem.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó tem se pautado pela transparência em suas ações, revertendo toda e qualquer receita em beneficio da população chapecoense e da região, quer seja através da prestação de serviços médico-assistenciais, quer seja na execução de melhorias na estrutura física para melhor atender aos que a procuram. Como prova disso, toda a diretoria da entidade é composta por membros voluntários, que se empenham ininterruptamente nas tarefas de angariar fundos para suprir as demandas mensais, assim como em exercer com probidade as atividades administrativas em geral, de forma a dar a melhor aplicação possível aos fundos arrecadados.

O trabalho que a Rede Feminina de Combate ao Câncer tem oferecido a comunidade chapecoense e da região tem contribuído no sentido de conscientizar as mulheres para que cuidem de sua saúde, através dos exames que visam diagnosticar precocemente o câncer do colo uterino e da mama e que possibilitam o tratamento adequado e em muitos casos a cura.

Em 2007 foi concluída e inaugurada anexa a Rede Feminina a Casa de apoio à Criança com Câncer visando abrigar e hospedar a criança (com acompanhante) durante o tratamento em casos que não necessite ficar hospitalizada.

A "Casa de apoio a mulher e a criança com câncer" Acolhe mullhes e criança de segunda a sexta feira, voce pode entrar em contato pelo telefone (049) 3329 7189

 

  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -

Balanço

Notas Explicativas

Certificação Federal CEBAS

Certificação Federal CEBAS

    Utilidade Pública Estadual

    Utilidade Pública Municipal

    Utilidade Pública Municipal

    Relatório de Atividades

    Relatório de Atividades

    Agende seu preventivo!