Fatores de risco: Primeira menstruação muito cedo (antes dos 12 anos); Nunca ter engravidado; Ter o primeiro filho com mais de 30 anos; Menopausa tardia (depois dos 55 anos); Terapia hormonal; Câncer de mama em mãe, irmã ou filha antes da menopausa; Vida sedentária/obesidade; Alterações genéticas; Câncer masculino na família.
Como descobrir: Por meio de auto-exame (uma técnica na qual a mulher examina as próprias mamas); Toda mulher deve fazer este exame de sete a dez dias após a menstruação; Caso não menstrue mais, ela deve escolher um dia do mês para realizar o auto-exame; Por meio do exame das mamas, feito durante a consulta médica, se houver necessidade, o médico pode solicitar uma mamografia (um tipo simples de radiografia das mamas); Quando descoberto a tempo, o câncer de mama é curável. Procure seu médico ao perceber alguma alteração em suas mamas.
Principais sintomas: Nódulo ou tumor na mama; Retração ou desvio do mamilo; Alteração do contorno, da coloração ou do aspecto da pele, da mama ou da auréola; Secreção cristalina ou sanguínea pelo mamilo; Nódulo (caroço) duro na axila.
Auto-exame:
No banho: com seus dedos esticados, com a pele molhada ou ensaboada para deslizar melhor pressione suavemente a superfície da mama procurando alguma saliência, caroço ou espessamento. Não esqueça: mão direita para examinar mama esquerda e mão esquerda para examinar mama direita.
Em frente ao espelho: procure inchaço, depressão da pele ou alterações no mamilo de cada mama primeiro com os braços caídos ao lado do corpo, depois com os braços para o alto, acima da cabeça. Poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais.
Deitada: coloque a mão direita atrás de sua cabeça. Com os dedos indicador e médio da outra mão esticados pressione suavemente a mama direita, com movimentos circulares, da periferia da mama até o mamilo. Faça o mesmo para examinar a mama esquerda.
Procurando secreção: aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. Se aparecer secreção abundante ou sanguinolenta fale imediatamente com seu médico.