Serviços › Grupo Provim

  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -
  • Rede Feminina de Combate ao Câncer Chapecó -

Histórico RFCC e Grupo Provim

Inicio 1982 – Com o Clube da Fraternidade um grupo de mulheres que se reunião pra confeccionar enxovais de bebê para doá-los as mães que saiam da maternidade do Hospital Santo Antonio sem nada para agasalhar seus filhos. Ligia Sperandio participante do Clube em visita a familiares em Florianópolis conheceu Dona Ina Tavares Moellmann presidente e fundadora da Rede Feminina em Santa Catarina, trouxe a idéia para que se fundasse em Chapecó esta entidade beneficente sem fins lucrativos, visando realizar exames preventivos de câncer do colo uterino e mamas e dar apoio a portadores da doença.

A idéia cresceu e em 29 de agosto de 1982, com a participação da Prefeitura Municipal – Secretaria Municipal de Saúde – voluntários e comunidade, era inaugurada a Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer Núcleo de Chapecó, iniciando as atividades no ambulatório em setembro daquele ano. As dificuldades financeiras foram superadas graças a uma constante preocupação das voluntárias, que partiram em busca de doações, realizando Chás Beneficentes, bazar, feiras livres para vender trabalhos bordados e doces, leilões de artes, ação entre amigos, sempre com o objetivo de oferecer melhor qualidade no serviço e conforto a quem procurasse pelo serviço da Rede Feminina. Em 1989 já possuía o laboratório próprio. Em 1992 adquiriu o terreno onde está situada a sede própria. Em 1995 é inaugurada com uma área de 317m² atualmente ampliada contendo área total de 367m².

Nestes anos de atividades a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó realizou mais de 70.000 (setenta mil) exames preventivos, realizados por citotécnico e supervisionados por Médica Citopatologista. Atendem diariamente no ambulatório duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, três auxiliares de escritório, uma servente, além de trinta voluntárias que se revezam diariamente. Três vezes por semana um médico ginecologista cedido da Secretaria Municipal de Saúde atende mulheres cujo resultado de exame dê alterado.

Em dezembro de 1997 a Rede Feminina assinou contrato com a Secretária Municipal – Sistema Único de Saúde para a leitura dos exames realizados nas Unidades de Saúde do município de Chapecó sendo que, de novembro de 1997 até dezembro de 2013 foram lidos 199.158 exames foram realizados desde 1994 até 2012 na rede feminina 140.914 exames coletados na entidade.

O GRUPO PROVIM – PROGRAMA VIVER MELHOR, constituído de mulheres mastectomizadas vinculado a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó surgiu em 1999 com o objetivo de esclarecer e orientar as mulheres que haviam desenvolvido câncer de mama, mas, principalmente para proporcionar às mesmas apoio psicológico.

Atualmente fazem parte do grupo em torno de 40 mulheres que se encontram semanalmente, as quintas-feiras, onde são desenvolvidas atividades como: ioga, palestras, atividades com estagiários da Unochapeco, acompanhamento psicológico, encaminhamento para fisioterapia e drenagem linfática, além de promoções e passeios.

O câncer não dilacera apenas a mama, mas parte da feminilidade da mulher. Por isso, entre os objetivos do projeto “Agenda Viver Melhor”, está à elevação da auto-estima de quem passou pela mastectomização, e a ampliação à prevenção ao câncer de mama e o trabalho que a Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolve.

Para maiores informações a Rede Feminina atende diariamente de segunda a sexta-feira no seguinte endereço Rua Assis Brasil 372 E – Bairro Maria Goretti das 8 as 12hs e das 13 as 17hs ou pelo telefone (049) 3322.5634.

Voltar para Serviços